O que significa Martech?

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Martech é um termo relativamente novo e significa a junção de duas palavras: marketing e tecnologia. Ou seja, deram um nome para a união de duas áreas fundamentais para trazer muito mais resultados aos clientes.

Embora a palavra esteja em alta nos dias de hoje, já existem muitas Martechs trabalhando para facilitar os processos, automatizar o marketing e aproximar consumidores das marcas.

O termo pode ser pouco conhecido, mas a atuação no Brasil e no mundo já está de vento em popa há muitos anos. Se você ainda não está surfando nessa onda, acompanhe a Efejota e fique por dentro.

Quais são os benefícios das Martechs?

Sinceramente? Muitos! O objetivo do marketing é atender aos desejos e às necessidades do consumidor, quando você usa a tecnologia a favor desse objetivo é possível alavancar os resultados. Visto que o marketing irá atuar com o apoio de diversas ferramentas tecnológicas para aumentar as vendas com campanhas mais assertivas.

Outro benefício é o no ganho em escala! Uma vez que todos os processos são automatizados e integrados para atender o objetivo definido e assim acelerar o crescimento da empresa.

Então imagina que a sua empresa consegue gerar atualmente 300 leads mensais e o objetivo é aumentar a geração de leads. Com as ferramentas de empresas martechs será possível potencializar a capacidade de geração de leads exponencialmente, visto que a tecnologia irá trabalhar em prol de facilitar os processos, dirigindo as decisões baseadas em um maior controle dos dados e com ações mais focadas para o público certo.

Enquanto o marketing fará as análises da jornada de compra, a tecnologia trará informações relevantes para que toda a operação seja mais assertiva, fortalecendo assim o relacionamento e a conversão das vendas.

Quais são as características das Martechs?

Antes de mais nada, são empresas que usam inteligência artificial para tirar o melhor proveito dos dados e transformar em informação valiosa para melhorar a experiência do consumidor em relação ao seu produto ou serviço. Eu diria que essa é a grande característica.

Portanto, além de acelerar os processos, enriquecerá o marketing com dados que virarão informação estratégica para a tomada de decisão, tudo organizado e automatizado sistematicamente.

Já há muito tempo se fala que cada dia temos mais informação para trabalhar e isso é uma verdade absoluta, o marketing e a comunicação se beneficiam do uso da tecnologia para aprimorar o nível e a profundidade das informações.

Com todo o processo automatizado é possível otimizar tempo e dinheiro e, o mais importante: atingir maiores e melhores resultados para as empresas.

Ferramentas Martechs mais usadas em Marketing

O marketing já utiliza ferramentas Martechs e não conseguimos imaginar a vida sem elas, abaixo listamos as mais utilizadas aqui na Efejota como exemplos para você entender melhor o conceito:

Google Analytics

O Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, usada em grande escala por diversos desenvolvedores de sites e agências de marketing. A plataforma conta com diversas funcionalidades, mas a mais conhecida é entender os visitantes do seu site.

É possível saber de onde estão vindo, sexo, faixa etária, quantas vezes visitaram o seu site, quem está no site nesse exato minuto, em tempo real, quais páginas visitaram, enfim, é um mundo de insights que podemos analisar e que ajuda no planejamento das ações para melhoria de todo o processo.

Mailchimp

É a plataforma mais usada no mundo atualmente para disparo de emails e criação de campanhas de relacionamento com o lead.

Com ela é possível criar um fluxo com uma série de emails para nutrir os leads com seus pontos fortes e diferenciais e, assim, ir educando os contatos para que eles estejam prontos para comprar da sua empresa quando for o momento.

Desta maneira você consegue mostrar que é uma referência no seu mercado e segmento, trazendo confiança, seriedade e credibilidade.

Para a área de vendas é uma excelente fonte de dados para a prospecção, pois é possível saber quem abriu os emails, quantas vezes foram abertos e segmentar as ações com essas informações, fazendo com que o time comercial saiba o momento exato de entrar em contato.

Também é um importante exemplo onde a tecnologia contribuiu e muito para as ações de marketing. O uso inteligente dessas ferramentas possibilita o refinamento das estratégias da jornada de compra e do funil de vendas.

RD Station

Muitos já ouviram falar da estratégia de Inbound Marketing, mas no Brasil a Martech que virou referência nesse tema é a RD Station. Uma plataforma completa que faz a automação de captação e nutrição de leads.

São especialistas em marketing e vendas fazendo com que a estratégia de captura de novos leads seja automatizada criando jornadas personalizadas e identificando oportunidades para a área comercial atual.

Além do marketing, ela conta com um CRM bem interessante que trabalha em parceria com a área de marketing para que possa ter uma visão completa e fazer análises mais complexas e claro, melhorar os resultados.

A produtividade da equipe cresce absurdamente, pois as tarefas e os processos são automáticos, uma vez configurado é só acompanhar e ajustar.

Bom, por hoje é só! Esperamos ter ajudado a entender as Martechs e se precisar de ajuda para usar o marketing de uma maneira mais inteligente e trazer resultados para a sua empresa, conte com a Efejota.

Um brinde para você que leu o artigo até o final, o nosso eBook para saber como gerar leads B2B, clique na imagem e baixe gratuitamente. Boa leitura!

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