O que significa Martech?

O-que-significa-Martech

Martech é um termo relativamente novo e significa a junção de duas palavras: marketing e tecnologia. Ou seja, deram um nome para a união de duas áreas fundamentais para trazer muito mais resultados aos clientes.

Embora a palavra esteja em alta nos dias de hoje, já existem muitas Martechs trabalhando para facilitar os processos, automatizar o marketing e aproximar consumidores das marcas.

O termo pode ser pouco conhecido, mas a atuação no Brasil e no mundo já está de vento em popa há muitos anos. Se você ainda não está surfando nessa onda, acompanhe a Efejota e fique por dentro.

Quais são os benefícios das Martechs?

Sinceramente? Muitos! O objetivo do marketing é atender aos desejos e às necessidades do consumidor, quando você usa a tecnologia a favor desse objetivo é possível alavancar os resultados. Visto que o marketing irá atuar com o apoio de diversas ferramentas tecnológicas para aumentar as vendas com campanhas mais assertivas.

Outro benefício é o no ganho em escala! Uma vez que todos os processos são automatizados e integrados para atender o objetivo definido e assim acelerar o crescimento da empresa.

Então imagina que a sua empresa consegue gerar atualmente 300 leads mensais e o objetivo é aumentar a geração de leads. Com as ferramentas de empresas martechs será possível potencializar a capacidade de geração de leads exponencialmente, visto que a tecnologia irá trabalhar em prol de facilitar os processos, dirigindo as decisões baseadas em um maior controle dos dados e com ações mais focadas para o público certo.

Enquanto o marketing fará as análises da jornada de compra, a tecnologia trará informações relevantes para que toda a operação seja mais assertiva, fortalecendo assim o relacionamento e a conversão das vendas.

Quais são as características das Martechs?

Antes de mais nada, são empresas que usam inteligência artificial para tirar o melhor proveito dos dados e transformar em informação valiosa para melhorar a experiência do consumidor em relação ao seu produto ou serviço. Eu diria que essa é a grande característica.

Portanto, além de acelerar os processos, enriquecerá o marketing com dados que virarão informação estratégica para a tomada de decisão, tudo organizado e automatizado sistematicamente.

Já há muito tempo se fala que cada dia temos mais informação para trabalhar e isso é uma verdade absoluta, o marketing e a comunicação se beneficiam do uso da tecnologia para aprimorar o nível e a profundidade das informações.

Com todo o processo automatizado é possível otimizar tempo e dinheiro e, o mais importante: atingir maiores e melhores resultados para as empresas.

Ferramentas Martechs mais usadas em Marketing

O marketing já utiliza ferramentas Martechs e não conseguimos imaginar a vida sem elas, abaixo listamos as mais utilizadas aqui na Efejota como exemplos para você entender melhor o conceito:

Google Analytics

O Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, usada em grande escala por diversos desenvolvedores de sites e agências de marketing. A plataforma conta com diversas funcionalidades, mas a mais conhecida é entender os visitantes do seu site.

É possível saber de onde estão vindo, sexo, faixa etária, quantas vezes visitaram o seu site, quem está no site nesse exato minuto, em tempo real, quais páginas visitaram, enfim, é um mundo de insights que podemos analisar e que ajuda no planejamento das ações para melhoria de todo o processo.

Mailchimp

É a plataforma mais usada no mundo atualmente para disparo de emails e criação de campanhas de relacionamento com o lead.

Com ela é possível criar um fluxo com uma série de emails para nutrir os leads com seus pontos fortes e diferenciais e, assim, ir educando os contatos para que eles estejam prontos para comprar da sua empresa quando for o momento.

Desta maneira você consegue mostrar que é uma referência no seu mercado e segmento, trazendo confiança, seriedade e credibilidade.

Para a área de vendas é uma excelente fonte de dados para a prospecção, pois é possível saber quem abriu os emails, quantas vezes foram abertos e segmentar as ações com essas informações, fazendo com que o time comercial saiba o momento exato de entrar em contato.

Também é um importante exemplo onde a tecnologia contribuiu e muito para as ações de marketing. O uso inteligente dessas ferramentas possibilita o refinamento das estratégias da jornada de compra e do funil de vendas.

RD Station

Muitos já ouviram falar da estratégia de Inbound Marketing, mas no Brasil a Martech que virou referência nesse tema é a RD Station. Uma plataforma completa que faz a automação de captação e nutrição de leads.

São especialistas em marketing e vendas fazendo com que a estratégia de captura de novos leads seja automatizada criando jornadas personalizadas e identificando oportunidades para a área comercial atual.

Além do marketing, ela conta com um CRM bem interessante que trabalha em parceria com a área de marketing para que possa ter uma visão completa e fazer análises mais complexas e claro, melhorar os resultados.

A produtividade da equipe cresce absurdamente, pois as tarefas e os processos são automáticos, uma vez configurado é só acompanhar e ajustar.

Bom, por hoje é só! Esperamos ter ajudado a entender as Martechs e se precisar de ajuda para usar o marketing de uma maneira mais inteligente e trazer resultados para a sua empresa, conte com a Efejota.

Um brinde para você que leu o artigo até o final, o nosso eBook para saber como gerar leads B2B, clique na imagem e baixe gratuitamente. Boa leitura!

Efejota Agência de Marketing
Endereço: Rua Professor Guilherme Belfort Sabino, 1448 – Jd. Marajoara – São Paulo
Telefone(11) 94121-5611
Instagram: @efejota_marketing
Facebook: Efejota – Agência de Marketing
LinkedIN: Efejota Agência de Marketing

Leia também

Inbound Marketing para alavancar suas vendas B2B!

Inbound Marketing para alavancar suas vendas B2B!

Dentro de uma organização, não existe “A solução”, que pode ser tomada por uma única pessoa ou ser executada por apenas uma equipe. Aumentar as vendas é um objetivo do time comercial, mas ele é alcançado através da cooperação entre, pelo menos, duas áreas da empresa:...

ler mais
Por que é importante gerar conteúdo no marketing digital?

Por que é importante gerar conteúdo no marketing digital?

Se você é um empresário que deseja expandir seus negócios já deve ter procurado alguma informação sobre o que é marketing digital de conteúdo. Ainda mais atualmente, com a expansão avassaladora da tecnologia em nosso cotidiano, mantendo todas as pessoas conectadas à...

ler mais
Como estruturar uma equipe de Inside Sales

Como estruturar uma equipe de Inside Sales

Com o avanço da tecnologia e a facilidade de se obter informação, a estratégia Inside Sales tem se tornado cada vez mais adotada para criar conexões com os clientes e melhorar o processo de venda como um todo. Porém estruturar uma equipe de Inside Sales não é tarefa...

ler mais

2 Comentários

  1. Boa tarde amigo Flávio Ferola!

    Realmente acredito que a IA vai dominar e num futuro não muito distante. Tenho me aprofundado nos estudos para Analista de Dados e tenho aprendido muito com isso.
    O famoso Big Data gera uma enormidade de informações de dados que após serem tratados são transformados em “informações muito ricas” se corretamente minerados.
    Aprendi muito também com o Power BI. Fantástico Ferola, com o Power BI, fazemos muito, mas muito mesmo com as informações trazidas do Big Data e depois desse belíssimo trabalho é só colher os resultados.
    Bom, paro por aqui porque hoje sextou véspera de feriado! kkkkk

    Grande abraço e vamos nos falando.

    T+

    Responder
  2. Excelente texto!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.