Marketing para Pequenas Empresas

Ações de marketing para pequenas empresas podem fazer toda diferença no seu dia a dia e ajudar a sua empresa a crescer!

Hoje o país tem cerca de 90% de micro e pequenas empresas atuando nos mais diversos segmentos e você sabe o que elas têm em comum? Uma incrível vontade de dar certo.

Mas ainda pecam pela falta de ações de marketing específicas para o tamanho e objetivos da empresa.

Algumas pequenas empresas possuem excelente conhecimento técnico do negócio, porém precisam de maior conhecimento sobre ações e ferramentas para comunicar e divulgar os seus produtos e serviços.

Claro que contam, muitas vezes, com uma pitada de sorte, mas isso não é suficiente em tempos “bicudos”, onde a oferta é gigantesca e a demanda nem tanto. Não há preço bom que resista a um negócio sem estratégia, isso é fato.

E o marketing, antes de ser um desenho colorido, é recheado de estratégias para fazer o seu negócio ir além do que você planejou.

Ações de Marketing são necessárias

Não é porque a empresa é micro ou pequena que ela não precisa de ferramentas de marketing, muitos se enganam pensando assim.

O marketing é muito mais essencial e estratégico do que para as grandes empresas, que contam com verbas gigantescas e podem anunciar na TV, no horário nobre, e conseguir crescer muito mais e mais rápido.

A empresa pequena não tem verbas gigantescas, mas muitas vezes têm ótimo produto e preços competitivos, porém o consumidor não sabe disso, ou pior, a empresa não conhece o seu público e nem o mercado onde atua. Sabe pouco e não domina as técnicas corretas para aplicar no dia a dia.

Diferenciais das Pequenas Empresas

É mais comum do que você imagina chegar em um micro ou pequena empresa e perguntar qual é o diferencial dela e ouvir como resposta: “o meu serviço”, “o meu produto”, ou pior ainda, “não temos diferencial”, o que de longe, não é uma verdade, toda e qualquer empresa pode e deve se diferenciar dos seus concorrentes, diretos ou indiretos.

Se o seu produto ou serviço é uma comodity, você pode encontrar um diferencial no atendimento, na embalagem ou até em como você entrega o seu produto ou serviço.

É possível criar diferenciais estratégicos e competitivos.

Diria hoje que esse é um dos passos mais importantes para fazer a diferença e criar uma experiência de consumo para o seu público alvo.

E essa é uma das ferramentas que o marketing pode ajudar a sua empresa nesse longo caminho.

Vamos compartilhar com você algumas ações de marketing para pequenas empresas que fará muita diferença no seu negócio, acompanhe e aplique.

Marketing Digital para Pequenas Empresas

Costumamos dizer por aqui que o Marketing Digital está para as pequenas empresas assim como a TV está para as grandes empresas.

Num passado não muito distante, as pequenas empresas não tinham muito o que fazer com pouco dinheiro para conseguir visibilidade da sua marca, produto ou serviço. Agora temos essa ferramenta que, se bem utilizada, pode ser de grande valia.

A dica é, estude o seu negócio e decida quais redes sociais fazem sentido e onde está o maior número do seu público alvo. Feito isso, é criar as páginas, colocar um logo, a descrição e gerar posts com conteúdos interessantes para conquistar seguidores e gerar engajamento.

As redes sociais são muito democráticas, você pode fazer nenhum investimento ou investimentos pequenos e conseguir bons resultados.

Dentro do marketing digital existem outras ferramentas como site, e-mail marketing, blog,  anúncios em mecanismos de busca, inbound marketing, mas se você trabalhar bem as redes sociais já é um excelente começo.

Parcerias

A boa e velha parceria ainda é uma das estratégias chave para a pequena empresa. Entenda o seu mercado e busque parceiros que façam sentido para o seu negócio.

Use essa técnica e faça o seu parceiro gerar negócio para você e vice versa. Muitas vezes essa negociação não envolve grandes investimentos e você pode trocar por vouchers de descontos.

Acredite, vale a pena!

Relacionamento

Você já ouviu a frase: “As pessoas compram de pessoas”? Tá aí uma grande ferramenta, relacionamento, bom atendimento, mostrar que você conhece e entende as necessidades do seu público pode gerar “indicações” e com isso ganhar novos clientes.

Parece fácil não é mesmo? Mas saiba que o número de reclamações é absurdo de clientes insatisfeitos com empresas, justamente por causa do atendimento, da falta de atenção, do compromisso em ajudar e entender a necessidade do cliente.

Então, se para a sua empresa esse é um fator determinante, um bom treinamento e a criação de boas práticas e procedimentos precisam estar na sua lista de prioridades.

Crescer sempre e de forma responsável

Algumas ações de marketing podem ser simples e de fácil aplicação para pequenas empresas.

Portanto, se você precisar de ajuda, conte com a Efejota! Nascemos para atender e entender as necessidades das pequenas empresas, com investimentos acessíveis e que cabem no seu bolso.

Leia também

Slogan – Saiba qual a importância para sua empresa

Slogan – Saiba qual a importância para sua empresa

Um slogan criativo pode trazer muitas oportunidades! Ele deve traduzir em poucas palavras a "alma" da empresa, e dos seus serviços e produtos. Neste artigo, vamos falar tudo sobre o tema de forma que você possa utilizá-lo como uma estratégia de Branding. Boa leitura!...

ler mais
Estratégia Omnichannel para empresas

Estratégia Omnichannel para empresas

Você conhece os conceitos e aplicabilidades da estratégia Omnichannel? Ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa. Saiba tudo sobre o tema aqui! Boa leitura! Afinal, o que é Omnichannel? O Omnichannel é uma estratégia 360º que engloba e integra diferentes...

ler mais
Novidades do Instagram em 2021

Novidades do Instagram em 2021

Instagram em 2021! Conheça quais serão as últimas novidades aqui! Finalmente 202o acabou! Foi um ano muito difícil, mas de muita mudança e aprendizado. O digital nunca esteve tão presente e as redes sociais, como o Instagram, estão repensando em suas novas ferramentas...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.