Marketing de Conteúdo e suas Ferramentas

Marketing de Conteúdo e suas Ferramentas

Sua empresa está utilizando o Marketing de Conteúdo e suas ferramentas para atingir seus objetivos?

É um conceito relativamente novo…Contudo, é uma estratégia usada no marketing há muitos anos.

É eficaz não só para atrair clientes, como para fidelizá-los. Assim, o conteúdo vai ajudar a sua empresa a se tornar referência em seu segmento do mercado.

Então, podemos definir esse conceito como todo material criado para educar um lead sobre um determinado assunto e também para se relacionar com ele ao longo da jornada de compra. Desta maneira vamos amadurecendo o lead até a conversão, por fim.

Nesse sentido, confira agora algumas das principais ferramentas que viabilizam o Marketing de Conteúdo e o tornam uma estratégia muito interessante para qualquer empresa.

Site como Ferramenta Principal do Marketing de Conteúdo

O site tem uma função estratégica para o marketing, visto que a Content Trends de 2018, mostra que quase 90% das pessoas usam o Google para buscar informações sobre mercado, produto e serviços.

Além disso, outra pesquisa realizada pelo mesma aponta que em 2019 apenas 2,71% das pessoas não consumiam conteúdos online. Como ilustramos abaixo:

Fonte: Content Trends 2019

Por isso, seu negócio precisa estar na internet. Imagina um futuro cliente que está com um problema e a sua empresa tem a solução? E ao buscar no Google ele encontrar a sua empresa explicando a solução de uma maneira confiável e segura para resolver o problema dele? Pode ter certeza que ele vai ficar interessado em saber mais sobre você.

Outra confirmação para isso é o estudo do Google que revela: empresas que usam marketing de conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas nos sites. Ou seja, essa estratégia funciona e vai ajudar a alavancar as vendas da sua empresa.

Blog é outra ferramenta poderosa para o Marketing de Conteúdo

A ferramenta mais simples e eficaz para construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo é o Blog. Crie textos para o site com os termos de palavras-chaves que interessam para a empresa ser encontrada. Claro que para isso é preciso estudar o público-alvo e criar os personas.

Nele, você pode explorar diversos assuntos e curiosidades relacionadas ao seu negócio e as suas soluções. Além disso, vai conseguir mostrar para os visitantes que você é especialista na área e o melhor, consequentemente, sendo a melhor escolha para eles. Lembrando que toda a estratégia deve ser informativa e educativa, claro que a pretensão será sempre vender, mas para isso precisa convencer primeiro.

Se você quer se consolidar no mercado e se tornar uma referência em seu segmento, explore essa estratégia associada ao marketing digital. Desta maneira, você irá alcançar mais pessoas e as pessoas certas para o seu site, através dos artigos criados no Blog.

Material Rico

Não temos dúvidas que criar materiais ricos dentro da estratégia para atrair as pessoas certas são a chave para o sucesso.

Dentro dessa ferramenta podemos citar diversos formatos interessantes:

  • e-books
  • vídeos
  • lives
  • webinars
  • e muitos outros

O que vai fazer a diferença é o entendimento do formato que o seu público se interessa e em contrapartida um conteúdo relevante e rico de verdade.

Gaste tempo para planejar os temas que serão atrativos e que as pessoas buscam para se informar, arregace a manga e crie materiais ricos. Não deixe de usar a estratégia de atração, disponibilizando gratuitamente o material rico “em troca” do e-mail ou telefone do futuro cliente para iniciar um relacionamento de curto a longo prazo.

Email Marketing

Antes de mais nada, se você já tem um mailing pronto chegou a hora de criar uma estratégia de relacionamento para esse mailing. Todavia, é essencial criar uma segmentação para criar conteúdos certos. A ferramenta de email marketing deve contemplar uma estratégia mais íntima e personalizada de se relacionar com o seu público.

Pirâmide de Chet Holmes

Para explicar melhor a importância do relacionamento vamos entender a Pirâmide de Chet Holmes que nos diz que embora apenas 3% estão no momento de compra, 7% estão dispostos a ouvir sobre a sua empresa e o seu serviço.

Em outras palavras, precisamos nos relacionar para quando o público estiver pronto para comprar que seja com você. Por isso, lembre-se de não ser invasivo.

Estude o seu mercado e defina a periodicidade e os temas para se relacionar, crie e dispare e-mails regulares, essa estratégia fará muita diferença.

Redes Sociais

À primeira vista, as redes sociais são muito utilizadas para entretenimento, mas geralmente esquecidas quando o assunto é torná-las parte da estratégia de marketing de conteúdo.

As publicações devem ser estratégicas, bem pensadas e assertivas. Assim como todo o conteúdo do site, do blog e do email marketing, aqui também deve-se usar as palavras-chaves definidas no planejamento e então criar um calendário de publicações.

Use as redes sociais como estratégia para atrair público e futuramente converter em vendas.

Uma estratégia essencial

Conteúdo e informação são os pilares que movem não só a internet, como toda nossa sociedade atual. Essas são algumas das ferramentas mais utilizadas no Marketing de Conteúdo. Contudo, de nada adianta usá-los sem uma estratégia. Pensar onde você quer chegar com a empresa, planejar, executar e o mais importante, medir os resultados.

Quando você mede os resultados o principal objetivo é verificar se tudo o que planejou está funcionando ou não. Caso não esteja funcionando é preciso rever a estratégia e traçar novos caminhos, por fim, faça análises semanalmente.

Portanto, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que diferencia uma empresa e a transforma em relevante no mercado, em suma.

Assim, considere aplicar o Marketing de Conteúdo e suas ferramentas no dia a dia do seu negócio, e se você ficou com um gostinho de quero mais, acesse nosso blog para um rico conteúdo sobre marketing e vendas.

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