Sua empresa está utilizando o Marketing de Conteúdo e suas ferramentas para atingir seus objetivos?
É um conceito relativamente novo…Contudo, é uma estratégia usada no marketing há muitos anos.
É eficaz não só para atrair clientes, como para fidelizá-los. Assim, o conteúdo vai ajudar a sua empresa a se tornar referência em seu segmento do mercado.
Então, podemos definir esse conceito como todo material criado para educar um lead sobre um determinado assunto e também para se relacionar com ele ao longo da jornada de compra. Desta maneira vamos amadurecendo o lead até a conversão, por fim.
Nesse sentido, confira agora algumas das principais ferramentas que viabilizam o Marketing de Conteúdo e o tornam uma estratégia muito interessante para qualquer empresa.
Site como Ferramenta Principal do Marketing de Conteúdo
O site tem uma função estratégica para o marketing, visto que a Content Trends de 2018, mostra que quase 90% das pessoas usam o Google para buscar informações sobre mercado, produto e serviços.
Além disso, outra pesquisa realizada pelo mesma aponta que em 2019 apenas 2,71% das pessoas não consumiam conteúdos online. Como ilustramos abaixo:
Por isso, seu negócio precisa estar na internet. Imagina um futuro cliente que está com um problema e a sua empresa tem a solução? E ao buscar no Google ele encontrar a sua empresa explicando a solução de uma maneira confiável e segura para resolver o problema dele? Pode ter certeza que ele vai ficar interessado em saber mais sobre você.
Outra confirmação para isso é o estudo do Google que revela: empresas que usam marketing de conteúdo tem, em média, 2,2 vezes mais visitas nos sites. Ou seja, essa estratégia funciona e vai ajudar a alavancar as vendas da sua empresa.
Blog é outra ferramenta poderosa para o Marketing de Conteúdo
A ferramenta mais simples e eficaz para construir uma estratégia de Marketing de Conteúdo é o Blog. Crie textos para o site com os termos de palavras-chaves que interessam para a empresa ser encontrada. Claro que para isso é preciso estudar o público-alvo e criar os personas.
Nele, você pode explorar diversos assuntos e curiosidades relacionadas ao seu negócio e as suas soluções. Além disso, vai conseguir mostrar para os visitantes que você é especialista na área e o melhor, consequentemente, sendo a melhor escolha para eles. Lembrando que toda a estratégia deve ser informativa e educativa, claro que a pretensão será sempre vender, mas para isso precisa convencer primeiro.
Se você quer se consolidar no mercado e se tornar uma referência em seu segmento, explore essa estratégia associada ao marketing digital. Desta maneira, você irá alcançar mais pessoas e as pessoas certas para o seu site, através dos artigos criados no Blog.
Material Rico
Não temos dúvidas que criar materiais ricos dentro da estratégia para atrair as pessoas certas são a chave para o sucesso.
Dentro dessa ferramenta podemos citar diversos formatos interessantes:
- e-books
- vídeos
- lives
- webinars
- e muitos outros
O que vai fazer a diferença é o entendimento do formato que o seu público se interessa e em contrapartida um conteúdo relevante e rico de verdade.
Gaste tempo para planejar os temas que serão atrativos e que as pessoas buscam para se informar, arregace a manga e crie materiais ricos. Não deixe de usar a estratégia de atração, disponibilizando gratuitamente o material rico “em troca” do e-mail ou telefone do futuro cliente para iniciar um relacionamento de curto a longo prazo.
Email Marketing
Antes de mais nada, se você já tem um mailing pronto chegou a hora de criar uma estratégia de relacionamento para esse mailing. Todavia, é essencial criar uma segmentação para criar conteúdos certos. A ferramenta de email marketing deve contemplar uma estratégia mais íntima e personalizada de se relacionar com o seu público.
Pirâmide de Chet Holmes
Para explicar melhor a importância do relacionamento vamos entender a Pirâmide de Chet Holmes que nos diz que embora apenas 3% estão no momento de compra, 7% estão dispostos a ouvir sobre a sua empresa e o seu serviço.
Em outras palavras, precisamos nos relacionar para quando o público estiver pronto para comprar que seja com você. Por isso, lembre-se de não ser invasivo.
Estude o seu mercado e defina a periodicidade e os temas para se relacionar, crie e dispare e-mails regulares, essa estratégia fará muita diferença.
Redes Sociais
À primeira vista, as redes sociais são muito utilizadas para entretenimento, mas geralmente esquecidas quando o assunto é torná-las parte da estratégia de marketing de conteúdo.
As publicações devem ser estratégicas, bem pensadas e assertivas. Assim como todo o conteúdo do site, do blog e do email marketing, aqui também deve-se usar as palavras-chaves definidas no planejamento e então criar um calendário de publicações.
Use as redes sociais como estratégia para atrair público e futuramente converter em vendas.
Uma estratégia essencial
Conteúdo e informação são os pilares que movem não só a internet, como toda nossa sociedade atual. Essas são algumas das ferramentas mais utilizadas no Marketing de Conteúdo. Contudo, de nada adianta usá-los sem uma estratégia. Pensar onde você quer chegar com a empresa, planejar, executar e o mais importante, medir os resultados.
Quando você mede os resultados o principal objetivo é verificar se tudo o que planejou está funcionando ou não. Caso não esteja funcionando é preciso rever a estratégia e traçar novos caminhos, por fim, faça análises semanalmente.
Portanto, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que diferencia uma empresa e a transforma em relevante no mercado, em suma.
Assim, considere aplicar o Marketing de Conteúdo e suas ferramentas no dia a dia do seu negócio, e se você ficou com um gostinho de quero mais, acesse nosso blog para um rico conteúdo sobre marketing e vendas.
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