Marketing de Causa pode ser a chave para o crescimento da sua empresa

Marketing de Causa

O marketing de causa mais conhecido como Marketing Social, pode ser a chave para sua empresa dar passos mais largos sobre a concorrência.

Assim, saiba como aplicá-lo na sua empresa lendo este artigo.

Acompanhe!

Marketing de Causa, tudo o que você precisa saber

Primeiramente, você sabe o que é Marketing de Causa?

Marketing de Causa é um termo utilizado para se referir as ações que empresas podem realizar para contribuir, apoiar e divulgar uma causa, esta última pode ter viés tanto social como ambiental.

Além da sociedade, é de costume que todas as empresas envolvidas saiam beneficiadas.

Como exemplo, podemos citar a L’Oréal Brasil que recentemente realizou uma campanha social, doando 14 mil unidades de seus produtos reparadores para médicos plantonistas que arriscaram suas vidas para atender pacientes durante a pandemia do Covid-19, e que estavam sofrendo com o uso excessivo das máscaras que causam ardência e queimaduras.

L'Oréal Brasil doa produtos e apoio a profissionais de saúde – Meio &  Mensagem

Outro grande exemplo é a Natura que nestes últimos anos tem diversificado o seu posicionamento, junto ao marketing de causa, apoiando não só causas ambientais como também causas sociais.

No Dia dos Pais, esta realizou uma propaganda que teve a participação da transexual Tammy Miranda (filha da Gretchen), dando visibilidade para o movimento LGBTI+. De início a propaganda gerou diversas críticas de homofóbicas e transfóbicas, mas atraiu muita atenção e gerou ainda mais fidelização de apoiadores da causa.

Em ambos os casos as duas empresas obtiveram valorização ascendente na bolsa de valores, apoio de grandes marcas, personalidades da mídia e do público. Dessa forma, também houve um crescimento no número de vendas e o engajamento de suas marcas.

O marketing de causa pode transformar o seu negócio, saiba abaixo algumas das principais vantagens em adotá-lo.

Principais vantagens em se adotar o Marketing de Causa na sua empresa

Existem inúmeras vantagens quando adotamos o Marketing de Causa, abaixo citamos as principais:

  • Melhorar a imagem e reputação da marca no mercado.
  • Os consumidores se tornam mais fiéis e se sentem mais responsáveis e engajados em apoiar uma marca que segue seus ideais, o que pode consequentemente, aumentar o volume de vendas dos seus produtos e serviços.
  • Aumentar o número de parcerias o que pode contribuir para o aumento da receita e a visibilidade da marca na mídia.

Tenha um objetivo em mente e saiba utilizar o Marketing de causa como um diferencial

Não adianta querer abraçar o mundo apoiando diversas causas. Por isso, é necessário ter um objetivo pré-definido para saber escolher aquela que melhor se alinhe aos valores e ao posicionamento da sua empresa.

Dessa maneira, o Marketing de Causa pode ser um diferencial para sua empresa quanto esta adotar estratégias que “confrontem” hábitos de consumo dos seus próprios serviços e produtos.

Por exemplo, seria interessante uma empresa de embalagens descartáveis apoiar a causa ambiental, realizando a reciclagem dos seus produtos, assim como adotando uma comunicação para educar o público quanto a este tema.

Diversifique e apoie novas causas

Fome, pobreza, doenças como a Aids, falta de moradia são alguns temas que são muito abordados pela mídia, e que sua empresa também pode apoiar. Porém, e as causas que ainda não estão sendo abordadas pela sociedade?

Assim, pesquise e torne estas causas reconhecidas e se diferencie do mercado!

Acredite na causa e seja ético e transparente!

Sua empresa precisa estar totalmente alinhada com os ideias e causas escolhidas para que não haja transtornos e prejuízos.

Portanto, imagine que sua empresa defenda uma causa ambiental (luta pela despoluição dos rios), e a mídia descobre que a sua empresa está contaminando nascentes de rios próximos, com resíduos excedentes da fabricação dos seus produtos.

Como resultado, sua empresa poderá ter grandes prejuízos: como a quebra de contratos e parcerias, remanejamento de custos para gestão de crises e o principal, seus consumidores se sentirão enganados e iludidos o que fará você perdê-los.

Utilize o Endomarketing para alinhar o Marketing de Causa da sua empresa

Enfim, você também pode investir no Endomarketing para utilizá-lo como uma ferramenta fundamental para alinhar os valores e causas abordados pela sua empresa junto aos seus colaboradores. Assim, saiba mais sobre o Endomarketing no vídeo abaixo do canal Sólides Tecnologia:

Agora você já sabe como aplicar o Marketing de Causa!

Quer saber mais sobre o tema? Então continue acompanhando os artigos do blog da Efejota! E saiba ainda mais dicas de como ter sucesso na sua empresa utilizando o marketing causa e o marketing digital.

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