Funil de Vendas – 5 Maneiras de resolver problemas

Funil de Vendas

Sua empresa anda perdendo oportunidades de vendas por conta de problemas no funil de vendas? Fique calmo porque neste artigo temos 5 maneiras de resolver o seu funil de vendas de maneira muito prática.

Continue lendo este artigo e tenha sucesso nas suas vendas!

Funil de Vendas o início de tudo

Antes de mais nada, para os problemas do seu funil de vendas é essencial identificar onde está a maior dificuldade, ou seja, em qual etapa do funil a empresa está com problemas, abaixo temos uma ilustração para nos lembrar das fases:

1. Gestão Comercial

Se você não identificou onde está o problema do funil de vendas da sua empresa, a primeira forma de resolver é melhorar a Gestão de Vendas, ou seja, você precisa criar um processo que permita o gerenciamento de cada etapa, da prospecção ao fechamento.

E para isso, vale relembrar as palavras do Willian:

“Não se gerencia o que não se MEDE, Não se mede o que não se DEFINE, Não se define o que não se ENTENDE, Não há sucesso no que não se GERENCIA”.

William Edwards Deming

Se a empresa trabalhar em uma Gestão Comercial capacitada e focada no funil de vendas, certamente o resultado será positivo. Temos aqui quais são os fatores determinantes para uma Gestão de Vendas com excelência:

  • Liderança Ativa
  • Equipe do Segmento
  • Metas claras e objetivas
  • Foco na prospecção e follow-up
  • Reuniões semanais e mensais
  • Capacitar e recapacitar o time, sempre!

Portanto, prepare o seu time comercial e tenha uma gestão eficiente de vendas, só assim, você medirá a efetividade do funil de vendas e transformará a sua empresa em uma máquina de vendas.

2. Ciclo de Vendas

A segunda forma de resolver problemas no funil é entender o Ciclo de Vendas da sua empresa, é um ciclo curto, longo? A gestão comercial deve estar apta para trabalhar o ciclo de vendas da maneira correta para o segmento de atuação.

E contar com uma estratégia clara para a atração de pessoas interessadas na sua solução, qualificação e transformação dessas pessoas em leads, ou seja, oportunidades de vendas, follow-up e negociação.

Sem esses passos, o funil de vendas terá problemas, sempre

Ciclo de Vendas

3. Ferramentas de Gestão

  • Já teve a sensação que sua equipe produziu muito, mas não sabe se as estratégias aplicadas geraram resultados?
  • Está com dúvidas se o seu lead ou prospect está engajado e recebendo a mensagem de maneira correta na frequência necessária para converter?
  • Não sabe qual é o momento certo para seu time de vendas entrar em contato com seu lead?

Se respondeu sim para todas estas perguntas, provavelmente, você e sua equipe utilizam os conceitos e estratégias do funil de vendas, mas se respondeu não, está na hora de automatizar os processos e tarefa do funil.

É como andar no escuro e torcer para a sorte estar ao seu lado, porém, nem sempre o fator sorte está ao nosso lado. Precisamos de metodologia e processos, para então acompanhar e focar no processo de melhoria constante.

Trouxemos as ferramentas mais utilizadas no mercado atualmente para gestão comercial:
Salesforce
Pipedrive
RD Station
Comece hoje mesmo a automatizar o seu fluxo de vendas e faça uma gestão comercial baseada em indicadores. Os resultados vão mudar drasticamente.

4 – CRM – Leads e Oportunidades

Importante ter um planejamento de vendas aliado ao plano de marketing para gerar a captação de leads constantemente, lembre-se, quanto mais leads captados, mais oportunidades e propostas geradas.

Uma ferramenta de CRM trará agilidade para sua equipe de vendas e marketing para gerenciar e melhorar a experiência do seu lead, além de: Armazenar | Gerenciar | Cruzar dados e Automatizar o fluxo comercial, ou seja, administrar todas as informações e ações de clientes potenciais que estão entrando e saindo do seu funil de vendas, em um só lugar.

Assim, com estas informações é possível saber qual é a melhor hora para a equipe de vendas entrar em contato com seu lead e gerar uma venda ou estudar suas ações no funil, ofertando conteúdos mais pertinentes e assertivos para o momento em que ele se encontra.

Por exemplo, se o CRM está apontando que um lead baixou um ebook do seu site, seria uma ótima hora para mandar um email de agradecimento e informá-lo para continuar acompanhando suas novidades.

Diversas plataformas disponibilizam o CRM como o RD Station (versão free), o Agendor (pago), Pipedrive (pago), entre outros.

Pesquise a que melhor se adeque as suas necessidades e invista nessa ferramenta! E automatize já suas tarefas!

5. Análise as informações do seu funil de vendas

A análise frequente das informações do Funil de Vendas é crucial. É dessa maneira que você identificará problemas ao longo do funil e criará novas estratégias para aprimorar o ciclo de vendas e por fim, trabalhar com eficiência em todo o funil de vendas e aumentará a taxa de conversão.

Lembre-se: não se gerencia o que não se mede. Métricas são a base para ajustar os caminhos traçados dentro do planejamento.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue acompanhando os artigos do blog da Efejota! E saiba ainda mais dicas de como ter sucesso nas suas vendas e no marketing digital.

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