Estratégia Omnichannel para empresas

Estratégia Ominichanel

Você conhece os conceitos e aplicabilidades da estratégia Omnichannel? Ela pode contribuir para o crescimento da sua empresa.

Saiba tudo sobre o tema aqui!

Boa leitura!

Afinal, o que é Omnichannel?

O Omnichannel é uma estratégia 360º que engloba e integra diferentes canais de distribuição, marketing e vendas para atender de maneira ágil, criativa e conveniente consumidores cada vez mais exigentes e antenados as novas tendências que procuram além de produtos desfrutar da experiência da marca ao consumi-los.

Esta estratégia tem como objetivo final facilitar a jornada no funil de vendas e tornar a experiência do consumidor ainda mais agradável o que, consequentemente, aumentará o volume de vendas.

Múltiplos Canais

Segundo um estudo realizado pela Harvard Business Review, 73% dos consumidores utilizam múltiplos canais em sua jornada de compra.

Assim, quando uma empresa utiliza a estratégia de Omnichannel ela diversifica seus canais, ou seja, o consumidor pode encontrá-la em lojas físicas, aplicativos, redes sociais, campanhas ads, no chatbot, e-commerce, por onde ele estiver.

Lembre-se! A comunicação deve ser objetiva e personalizada, sempre se adaptando conforme o canal em que esta for veiculada e adequando-se ao público-alvo e persona do qual ela se destina.

Contudo, alinhe a comunicação em todos os canais de maneira que respeite o posicionamento da sua empresa.

Multiplique para conquistar!

Vantagens em utilizar e estratégia Omnichannel no seu negócio

O Omnichannel oferece diversos benefícios para as empresas, além da conveniência:

  • Aumenta o ticket médio do cliente
  • Melhora a agilidade e qualidade do atendimento
  • Aumenta o volume de vendas
  • Fideliza clientes
  • Com os dados integrados é possível realizar ações personalizadas para cada tipo de cliente.

Multicanal x Omnichannel – Qual a diferença?

Sim, existe uma grande diferença entre estes dois termos! Você já deve ter ouvido falar no termo Multicanal e deve estar confuso agora, qual é a diferença entre os dois?

Estratégia Multicanal

A estratégia multicanal também fornece para os seus clientes diversos tipos de canais, contudo estes não são integrados.

Por exemplo, o consumidor realiza uma compra pelo aplicativo da loja deixando todos os seus dados, porém na loja física os vendedores não tem acesso a estes dados para realizar uma ação promocional para a próxima compra deste cliente, como um brinde ou cupom.

Estratégia Omnichannel

Na estratégia Omnichannel tudo está integrado, todas as informações da empresa e do cliente como o histórico de compras, estoque, dados cadastrais, seguem um fluxo e estão integradas de maneira inteligente em todos os canais.

Você pode visitar o aplicativo da loja e solicitar que deseja buscar seu produto na loja física e vice-versa, e também pode visualizar no aplicativo e ver se a loja possui no estoque um produto específico na loja física.

Agora que você já sabe a diferença dos termos, mostraremos como algumas empresas estão aplicando o Ominichanel na prática. Acompanhe abaixo!

Empresas que utilizam o Omnichannel para se destacar no mercado

Nike

Uns anos atrás a Nike implementou o programa NikePlus possibilitando a integração inovadora do tênis da marca com os seus usuários. O programa utiliza o iPod para contabilizar e informar a contagem de passos, calorias queimadas e a distância percorrida pelo usuário, Todas as informações são sincronizadas no site e podem ser acessadas fazendo login na página.

Além disso, a marca possibilita que o público personalize seus próprios produtos por meio do site. E oferece outros aplicativos como o Nike + Run Club, o Nike + Training Club e o Nike + SNKRS que estão também alinhados a estratégia do Omnichannel.

Você já acessou alguns desses aplicativos? É impressionante, não?

Logo Nike: valor, história, png, vector

Disney World

A Disney utiliza o Omnichannel em todos os seus pontos de contato com o cliente.

No livro “O jeito Disney de encantar o seus clientes ” – ALERTA SPOILER! – Em um dos capítulos demonstra que até as lixeiras do parque estão estrategicamente integradas para que estejam posicionadas em pontos onde os visitantes possam descartar o lixo de maneira adequada.

E também relata um case de como seus colaboradores ajudaram um casal de visitantes a encontrar o carro no estacionamento apenas utilizando as informações de entrada de ambos no parque.

Assim, a Disney vem apostando em cheio em uma integração de todos os canais off-line e online de maneira inovadora. No seu aplicativo, por exemplo, é possível realizar reservas de restaurantes e checar o tempo das filas.

Taco Bell

O Taco Bell utiliza a estratégia de Omnichannel para garantir uma entrega de refeições fresquinhas, quentinhas e na hora exata para o seus clientes.

A rede utiliza o Geomarketing uma técnica aliada ao Omnichannel que utiliza a localização do público consumidor para elaborar estratégias para atingi-lo com mais assertividade.

Na prática o cliente realiza o pedido pelo aplicativo e a cozinha é informada imediatamente sobre a sua localização para que a equipe possa deixar o pedido no balcão na hora exata em que ele pisar na loja.

Rede Taco Bell oferece combo mexicano a 9,90 reais em aniversário | VEJA  SÃO PAULO

Leroy Merlim

A empresa tem investido pesado em estratégias Omnichannel em suas lojas físicas.

Hoje é possível que os vendedores registrem os pedidos nos smartphones que automaticamente oferecem informações sobre o modo de uso do produto, dicas de instalação, fotos, vídeos, entre outras informações.

Dessa maneira, o recurso tem facilitado no dia a dia do vendedor para esclarecer todas as dúvidas dos clientes, otimizando e reduzindo o tempo de atendimento e de espera. Além disso, o vendedor consegue atender mais de um cliente de uma vez.

O Leroy também disponibiliza a funcionalidade Clique e Retire em seu site, onde o cliente pode verificar o estoque e solicitar a retirada do produto na loja ou optar pela compra online e a entrega em casa.

Leroy Merlin – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Estratégia Omnichannel transformou a “vida” de grandes marcas!

Quer saber como se planejar para aplicar esta estratégia? Então aguarde o nosso próximo artigo! Continue acompanhando o blog da Efejota para ficar sempre atualizado!

Assim, indicamos outros artigos que podem te interessar:
– 7 dicas infalíveis para seu site atrair clientes
– Funil de Vendas – 5 Maneiras de resolver problemas
– Saiba qual a importância e as funções do marketing dentro da sua empresa

Por fim, conheça também o nosso e-Book e aprenda a gerar Leads B2B clicando aqui.

Efejota Agência de Marketing
Endereço: Rua Professor Guilherme Belfort Sabino, 1448 – Jd. Marajoara – São Paulo
Telefone(11) 94121-5611
Instagram: @efejota_marketing
Facebook: Efejota – Agência de Marketing
LinkedIN: Efejota Agência de Marketing

Leia também

Como Estruturar o Departamento de Vendas

Como Estruturar o Departamento de Vendas

Estruturar o departamento de vendas sempre foi importante, mas com o aumento da competitividade isso se torna ainda mais essencial. E na verdade, é muito comum encontrar empresas sem essa estrutura. Isso porque, muitas delas se formam a partir da experiência dos...

ler mais
Saiba como estruturar um processo de vendas

Saiba como estruturar um processo de vendas

Como estruturar um processo de vendas? Ele é uma série de ações pré-definidas com o objetivo de orientar a produção de resultados comerciais, com o máximo de sucesso. Muito além de regras a serem seguidas, a estruturação do processo de vendas deve ser orientada pela...

ler mais
A importância do Marketing Digital no Pós-Venda

A importância do Marketing Digital no Pós-Venda

Se você acha que o papel do Marketing é apenas atrair clientes, não se engane, o Marketing Digital no pós-venda é essencial! O pós-venda é uma etapa de relacionamento muito importante, ainda mais em um modelo B2B onde os ciclos de venda costumam ser maiores, contendo...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.