A importância do Marketing Digital no Pós-Venda

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Se você acha que o papel do Marketing é apenas atrair clientes, não se engane, o Marketing Digital no pós-venda é essencial!

O pós-venda é uma etapa de relacionamento muito importante, ainda mais em um modelo B2B onde os ciclos de venda costumam ser maiores, contendo soluções mais complexas e que, geralmente, vão requerer uma parceria entre sua empresa e a empresa cliente.

Nós da Efejota preparamos este artigo para que você entenda melhor como o Inbound Marketing funciona no Pós-Venda e assim realize uma estratégia que junte sua equipe Comercial ao Marketing.

O papel estratégico do Marketing Digital Pós-Venda

Ter uma relação com seu cliente depois de já ter comprado seu serviço/produto vai além da oportunidade de vender novamente para ele. Se o seu pós-venda for bem-sucedido, esse cliente poderá ser um ‘divulgador’ da sua marca.

Quantas vezes você já recomendou uma empresa para um amigo, familiar ou parceiro de negócio, depois de ter uma experiência memorável? Pois é, oferecer um bom acompanhamento ao longo da compra e depois dela pode te trazer mais vendas, sem precisar ‘correr atrás’ de novos clientes.

Não que seja possível dispensar a captação de novas oportunidades, mas, em um cenário mais que perfeito, se cada um de seus parceiros e clientes atraídos anteriormente por anúncios ou estratégias de marketing fizer ao menos uma indicação, você reduzirá pela metade o seu CAC!

Por isso, é importante cuidar do seu Funil de Pós-Venda. E a seguir vamos falar mais sobre ele, e como o Marketing Digital ajudará a nutri-lo.  

Marketing Digital no Funil de Pós-Venda

Assim como há um Funil de Venda, que recentemente obteve destaque em artigos e estratégias de Inbound Marketing, também existe um Funil de Pós-Venda. Ele também é conhecido como Jornada do Cliente – repare que é diferente da Jornada de Compra.

O Funil de Vendas consiste nas etapas de Adoção, Retenção, Expansão e Advocacy (numa tradução livre seria “Advogar”). Vamos explicar:

  • Adoção

a primeira etapa, trata-se do momento em que o cliente começa a usar o seu produto ou serviço. Daqui em diante você não se preocupa em atrair, mas em fidelizar.

Mostre a seu cliente que ele agora será parte contínua de suas preocupações, dando clareza do que fazer a partir de agora, se há ou não prazos de implementação e em quais canais de atendimento ele poderá esclarecer eventual dúvidas.

  • Retenção

Você deverá mostrar a ao cliente o valor de seu produto ou serviço ao longo do tempo. Isso pode ser feito dando dicas de uso, ou mantendo um contato de mailing com as melhores formas de explorar o potencial máximo dos produtos ou serviços, ou apenas conferindo se ele precisa repor ou acrescentar algo no pacote de consumo;

  • Expansão

O cliente reconhece o valor de seu produto ou serviço e passa a consumir de você de maneira regular, aumentando seu ticket médio;

  • Advocacy

Nessa etapa do funil de Pós-Venda o cliente passará a gerar receita indireta, ajudando na aquisição de novos clientes. Um programa de indicações poderá facilitar ainda mais esse momento.

Um follow-up garante bom desempenho do Funil de Pós-Venda

O software de CRM da sua empresa poderá ser uma ferramenta importantíssima para garantir um bom acompanhamento das ações de seus clientes. E com as informações reunidas no software, sua equipe de Marketing poderá tomar decisões de engajamento mais precisas e dedicadas a cada etapa do Pós-Venda.

Mas essas ações devem sempre estar em conformidade com a equipe comercial e de suporte, que deverão entrar em contato à medida que o consumidor passa pela Jornada do Cliente.

Deixar essa estratégia apenas na equipe de Marketing, sem uma ação direta de seus vendedores pode não ser a melhor medida, já que vai requerer do cliente todo esforço para entrar em contato.

É importante facilitar a apresentação de dúvidas, queixas ou elogios de seus clientes aos seus produtos ou serviços, isso mostra presença e cuidado nos negócios entre vocês, valores indispensáveis em vendas B2B.

Outra Estratégia de Marketing Digital no Pós-Venda

O seu produto ou serviço possui tempo de implantação? Há alguma barreira que deve ser removida antes dele usá-los efetivamente? Se essas ou outras questões forem verdadeiras, com Marketing Digital você poderá criar um Fluxo de Automação com foco em ativação, engajando os cliente no Pós-Venda.

Esse fluxo compreende uma série de e-mails, cujo objetivo é mostrar ao cliente as ações que ele precisa realizar para extrair as melhores soluções daquilo que você ofereceu. Isso faz com que ele explore todo o valor de seu produto.

Isso é válido especialmente, mas não apenas, aos produtos com muita complexidade, para evitar uma frustração ou perda de investimento por parte do cliente ao não ver sua dor atendida e sanada.

Integre a ação de suas equipes

A equipe de Marketing pode realizar um trabalho impecável de automação e nutrição dos clientes, ainda assim, em alguma etapa, será necessário um contato direto com a equipe comercial.

Portanto, elas deverão se comunicar com alguma frequência, e alinhar os objetivos de ações, para dar ao tipo certo de cliente informações úteis e uma abordagem efetiva.

Se você quiser saber mais sobre esse processo, entre em contato com a Efejota, nossa meta é melhorar os seus resultados com estratégias de Marketing customizadas!

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