A importância do Inside Sales na sua estratégia B2B

Inside Sales

Cada vez mais adotado pelas empresas no Brasil, o modelo de Inside Sales tem sido muito discutido recentemente, principalmente por conta das restrições que a pandemia trouxe para as vendas presenciais. É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o termo, mas você conhece todos os pontos que fazem do Inside Sales a modalidade de vendas de maior importância no B2B? Confira agora o que é esse modelo e como ele pode alavancar suas vendas e trazer mais conforto para sua equipe.

Mas o que é Inside Sales?

Em resumo, Inside Sales é um modelo de vendas internas, onde tudo é realizado à distância com utilização das mais diversas tecnologias de comunicação. Além de reduzir custos com deslocamento e aumentar a produtividade do seu time, o Inside Sales traz mais versatilidade e é ideal para vendas com maior nível de complexidade.

Apostar em métodos virtuais para vender seus serviços traz diversos benefícios não só para sua equipe de vendas, como também para seus clientes, que podem agendar reuniões ou tirar dúvidas sem dor de cabeça e se sentem mais seguros ao tratar de tudo de maneira remota, sem a necessidade de se locomover.

Menos custos e mais Leads qualificados

Um dos grandes problemas das vendas presencias é a dificuldade da identificação de oportunidades de negócio qualificadas, e às vezes o vendedor se desloca só para descobrir que não era aquilo que o cliente queria ou que o mesmo tinha apenas uma dúvida pontual quanto ao serviço oferecido. Para evitar esse tipo de situação e garantir que os clientes realmente entendam o que você está vendendo, o Inside Sales é primordial.

Para que o modelo de Inside Sales ocorra da melhor forma possível, é preciso focar também na produção de conteúdos e materiais gratuitos que auxiliem os clientes, facilitem a abordagem do vendedor e impeçam que o mesmo perca tempo com Leads que não estavam no momento de compra ou queriam apenas tirar dúvidas. Vale ressaltar que não há uma fórmula mágica de como capturar contatos qualificados e é preciso entender o seu público alvo e produzir conteúdos que façam sentido para sua área de atuação.

Melhor conexão com seus Leads

Embora o modelo de Inside Sales faça com que as vendas não ocorram mais de forma 100% presencial, isso não significa que a distância entre a empresa e o cliente vai aumentar, muito pelo contrário. Com um bom treinamento da equipe de vendas, é possível estabelecer vendas virtuais sem perder a humanidade e o charme da sua empresa, e é nesse aspecto que o Inside Sales se difere do Telemarketing, que é feito de maneira quase que mecânica e prioriza quantidade de contatos ao invés da qualidade.

Além de aumentar a conexão, o Inside Sales também permite aumentar a sua área de atuação, uma vez que os vendedores não precisam mais se deslocar até o cliente. Dependendo do seu serviço e da utilização das ferramentas de conferências virtuais, é possível qualificar Leads de todos os lugares do mundo, o que obviamente aumenta as oportunidades de negócio e a relevância da sua empresa.

É altamente recomendado realizar um bom treinamento dos seus vendedores antes de entrar de cabeça nesse modelo, e se não há necessidade imediata de adotar o Inside Sales é possível mesclar as vendas internas com as presenciais para capacitar sua equipe e entender melhor como funciona essa maneira de vender.

É preciso planejamento e seriedade para mudar totalmente o modelo de vendas, mas a redução de custos e o aumento da produtividade valem muito a pena e te ajudará a melhorar seus resultados e alavancar seu negócio. E se precisar de ajuda, já sabe: conte com a Efejota!

Leia também

Como Estruturar o Departamento de Vendas

Como Estruturar o Departamento de Vendas

Estruturar o departamento de vendas sempre foi importante, mas com o aumento da competitividade isso se torna ainda mais essencial. E na verdade, é muito comum encontrar empresas sem essa estrutura. Isso porque, muitas delas se formam a partir da experiência dos...

ler mais
Saiba como estruturar um processo de vendas

Saiba como estruturar um processo de vendas

Como estruturar um processo de vendas? Ele é uma série de ações pré-definidas com o objetivo de orientar a produção de resultados comerciais, com o máximo de sucesso. Muito além de regras a serem seguidas, a estruturação do processo de vendas deve ser orientada pela...

ler mais
A importância do Marketing Digital no Pós-Venda

A importância do Marketing Digital no Pós-Venda

Se você acha que o papel do Marketing é apenas atrair clientes, não se engane, o Marketing Digital no pós-venda é essencial! O pós-venda é uma etapa de relacionamento muito importante, ainda mais em um modelo B2B onde os ciclos de venda costumam ser maiores, contendo...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.