Existe fórmula para o logo ideal? Existe uma receita infalível?
Digamos que sim. Digamos que não.
A realidade é que existem elementos que, se aplicados durante o processo de concepção do logo, você passará a “mensagem”. E quando encontramos esse logo que passe a mensagem esperada e que realmente entrega o que ela transmite, temos o logo ideal.
Bom, as logos e marcas estão presentes na nossa vida. Desde quando acordamos até quando vamos dormir. Nos deparamos com inúmeras ao longo do dia.
E com certeza você já deve ter se deparado com inúmeras marcas por aí que remetem sensações diferentes.
Algumas lhe chamam a atenção pela qualidade e pela mensagem, em que até você tem aquele pensamento na cabeça: “genial”.
Mas tem aquelas que você pensa: “como podem ter criado algo assim?”. E mais, indo além: “como podem ter aprovado um negócio desse?”.
Dentro desse panorama, a Efejota resolveu reunir os principais elementos para que possamos ter a concepção do logo ideal, ou que tenhamos a noção para compreender que pequenos detalhes podem sim fazer uma grande diferença. Vamos lá!
1) Um logo com um símbolo único é mais claro e eficaz
O grande segredo está na simplicidade. Não há necessidade de grandes exageros, mistura de cores fortes e de formas fora do contexto. Um logo simples que utilize apenas os elementos essenciais é o que se comunica com eficiência.
2) Seja criativo para que se diferenciar dos demais
Aquele toque genial que diferencia sua marca perante o mercado e demais empresas. Não seria inventar a roda, mas sim utilizar a criatividade para pensar além e diferenciar sua marca.
3) Possa ser aplicado em diferentes formatos
Um logo que seja versátil e adaptável. Quando sua marca se adequa em diferentes aplicações, é sinal que você está no caminho certo.
4) Seja original e você terá uma marca com personalidade
Fugir do básico e ser original. Trazer aquela sensação de que nunca foi visto algo do tipo. Algo que ainda não havia sido imaginado.
5) Quando tem um sentido, seu logo fica ainda mais forte
Criar uma marca que tenha uma essência e um sentido, que transmita a mensagem do seu negócio. Que realmente entrega o que “vende”. Quando se tem a essência, a marca fica ainda mais forte.
6) Quando os elementos fazem sentido
Se todos os elementos estão em harmonia, seguindo uma linha e que façam sentido, atingimos o nível de coerência. A conexão pura entre as ideias.
7) Por fim, analisar se seu logo realmente funciona
É hora de fazer o exercício de se colocar no lugar do público-alvo e se perguntar: “ele funciona como você imaginava?”. Se sim, temos um logo ideal. Se não, é preciso identificar em que parte do caminho faltou ajustar algum ponto para que fosse possível chegar no resultado final desejado.
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