Marketing para Pequenas Empresas

Ações de marketing para pequenas empresas podem fazer toda diferença no seu dia a dia e ajudar a sua empresa a crescer!

Hoje o país tem cerca de 90% de micro e pequenas empresas atuando nos mais diversos segmentos e você sabe o que elas têm em comum? Uma incrível vontade de dar certo.

Mas ainda pecam pela falta de ações de marketing específicas para o tamanho e objetivos da empresa.

Algumas pequenas empresas possuem excelente conhecimento técnico do negócio, porém precisam de maior conhecimento sobre ações e ferramentas para comunicar e divulgar os seus produtos e serviços.

Claro que contam, muitas vezes, com uma pitada de sorte, mas isso não é suficiente em tempos “bicudos”, onde a oferta é gigantesca e a demanda nem tanto. Não há preço bom que resista a um negócio sem estratégia, isso é fato.

E o marketing, antes de ser um desenho colorido, é recheado de estratégias para fazer o seu negócio ir além do que você planejou.

Ações de Marketing são necessárias

Não é porque a empresa é micro ou pequena que ela não precisa de ferramentas de marketing, muitos se enganam pensando assim.

O marketing é muito mais essencial e estratégico do que para as grandes empresas, que contam com verbas gigantescas e podem anunciar na TV, no horário nobre, e conseguir crescer muito mais e mais rápido.

A empresa pequena não tem verbas gigantescas, mas muitas vezes têm ótimo produto e preços competitivos, porém o consumidor não sabe disso, ou pior, a empresa não conhece o seu público e nem o mercado onde atua. Sabe pouco e não domina as técnicas corretas para aplicar no dia a dia.

Diferenciais das Pequenas Empresas

É mais comum do que você imagina chegar em um micro ou pequena empresa e perguntar qual é o diferencial dela e ouvir como resposta: “o meu serviço”, “o meu produto”, ou pior ainda, “não temos diferencial”, o que de longe, não é uma verdade, toda e qualquer empresa pode e deve se diferenciar dos seus concorrentes, diretos ou indiretos.

Se o seu produto ou serviço é uma comodity, você pode encontrar um diferencial no atendimento, na embalagem ou até em como você entrega o seu produto ou serviço.

É possível criar diferenciais estratégicos e competitivos.

Diria hoje que esse é um dos passos mais importantes para fazer a diferença e criar uma experiência de consumo para o seu público alvo.

E essa é uma das ferramentas que o marketing pode ajudar a sua empresa nesse longo caminho.

Vamos compartilhar com você algumas ações de marketing para pequenas empresas que fará muita diferença no seu negócio, acompanhe e aplique.

Marketing Digital para Pequenas Empresas

Costumamos dizer por aqui que o Marketing Digital está para as pequenas empresas assim como a TV está para as grandes empresas.

Num passado não muito distante, as pequenas empresas não tinham muito o que fazer com pouco dinheiro para conseguir visibilidade da sua marca, produto ou serviço. Agora temos essa ferramenta que, se bem utilizada, pode ser de grande valia.

A dica é, estude o seu negócio e decida quais redes sociais fazem sentido e onde está o maior número do seu público alvo. Feito isso, é criar as páginas, colocar um logo, a descrição e gerar posts com conteúdos interessantes para conquistar seguidores e gerar engajamento.

As redes sociais são muito democráticas, você pode fazer nenhum investimento ou investimentos pequenos e conseguir bons resultados.

Dentro do marketing digital existem outras ferramentas como site, e-mail marketing, blog,  anúncios em mecanismos de busca, inbound marketing, mas se você trabalhar bem as redes sociais já é um excelente começo.

Parcerias

A boa e velha parceria ainda é uma das estratégias chave para a pequena empresa. Entenda o seu mercado e busque parceiros que façam sentido para o seu negócio.

Use essa técnica e faça o seu parceiro gerar negócio para você e vice versa. Muitas vezes essa negociação não envolve grandes investimentos e você pode trocar por vouchers de descontos.

Acredite, vale a pena!

Relacionamento

Você já ouviu a frase: “As pessoas compram de pessoas”? Tá aí uma grande ferramenta, relacionamento, bom atendimento, mostrar que você conhece e entende as necessidades do seu público pode gerar “indicações” e com isso ganhar novos clientes.

Parece fácil não é mesmo? Mas saiba que o número de reclamações é absurdo de clientes insatisfeitos com empresas, justamente por causa do atendimento, da falta de atenção, do compromisso em ajudar e entender a necessidade do cliente.

Então, se para a sua empresa esse é um fator determinante, um bom treinamento e a criação de boas práticas e procedimentos precisam estar na sua lista de prioridades.

Crescer sempre e de forma responsável

Algumas ações de marketing podem ser simples e de fácil aplicação para pequenas empresas.

Portanto, se você precisar de ajuda, conte com a Efejota! Nascemos para atender e entender as necessidades das pequenas empresas, com investimentos acessíveis e que cabem no seu bolso.

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