A newsletter é uma ferramenta poderosa para o relacionamento com seus clientes. No formato impresso ou digital, é um veículo que pode levar novidades do seu mercado, notícias sobre sua atuação, informações exclusivas de seus produtos e até promoções e dicas pontuais.

Porém uma newsletter de resultado deve ser feita com atenção, a Efejota separou algumas dicas que farão da sua news um sucesso e ajudarão na sua relação com o mercado e na recompra de seus clientes.

Periodicidade

Escolha uma periodicidade de acordo com a sua capacidade de geração de conteúdo. Caso seu time produza conteúdo o suficiente para uma newsletter mensal, então garanta que o prazo seja cumprido e lança o material pontualmente na data estipulada, o mercado estará esperando pela sua informação. Pular uma divulgação ou atrasar demais pode demonstrar falta de planejamento ou desorganização. Caso você sinta que um mês é pouco para produção de conteúdo, trabalhe com uma periodicidade mais estendida, caso sinta o inverso, trabalhe com newsletters semanais ou quinzenais.

Conteúdo

O conteúdo pode e deve ser diversificado, sempre respeitando o seu segmento, negócio e produtos ou serviços. É fato que uma empresa de pequeno porte ou um pequeno comércio é capaz de produzir conteúdo diversificado ao longo do período estabelecido. Quem está envolvido com a empresa nem sempre percebe que diariamente produzimos notícias ou novidades a respeito do negócio, e que isso é importante ser compartilhado com os clientes. Um exemplo: uma padaria foi contratada para fazer pães de metro e salgados especiais para um evento de veganos e foi instruída pelo contratante sobre o que poderia e o que não poderia colocar em seus alimentos. Quantos clientes veganos ela tem em seu mailing ou passam diariamente por lá e ninguém sabe? E o cliente, sabe que pode contar com a nova experiência e fazer pedidos veganos na padaria? Isso é novidade, isso é conteúdo para newsletter.

Formato

Você é uma empresa que tem contato digital (e-mail, whatsapp ou site) com seus clientes? Ou é uma padaria como no exemplo acima? A maneira que está acostumado a se relacionar com seus clientes é determinante para escolher o melhor formato: impresso ou digital. Se optar pelo impresso, garanta que todos receberão ou terão contato com seu jornal. Entregue um a cada novo pedido, deixe uma porção no caixa, distribua na entrada do estabelecimento. No caso do formato digital, espalhe por mais de um canal. Coloque em seu site, envie por e-mail, coloque links em suas redes sociais. Fracione as informações e crie posts exclusivos para cada novidade.

Redação e layout

Caso não tenha em sua equipe alguém capaz de redigir o conteúdo ou transformar isso em um layout bacana, adequado ao seu público, peça ajuda a um profissional, pois erros de português ou um layout feio ou inadequado podem colocar tudo a perder.

 

Precisa de ajuda para entender seu mercado e como se comunicar com ele? Conte com a Efejota, convide-nos para um café e entenda como podemos te ajudar.

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