Já parou para pensar no quanto se pode produzir em um dia inteiro de trabalho? Será que você vem produzindo exatamente aquilo que esperam de você?

Uma recente pesquisa da americana Workfront demonstrou que apenas 39% do tempo trabalhado gera produtividade real, os outros 61% se enquadram no chamado não-trabalho. Dentro deste tempo inútil estão reuniões desnecessárias, interrupções de colegas, conversas no cafezinho e o mau uso da tecnologia.

A tecnologia inclusive é o terror dos gestores. O acesso às redes sociais em computadores e smartphones e as conversas intermináveis em grupos de Whatsapp estão entre os fatos mais reclamados aos departamentos de Recursos Humanos.

Tudo isso poderia ser minimizado se os colaboradores tivessem bom senso na utilização da tecnologia. A seguir temos dicas valiosas que ajudarão você a aumentar a sua produtividade, sem se tornar um ser antissocial.

#1 | Planeje seu dia

Logo pela manhã crie uma lista com tudo o que precisa realizar ao longo daquele dia e deixe em local de fácil visualização. Utilize post-it ou papel pregado na sua baia. Ao menor indício de distração, olhe suas tarefas e veja o que ainda precisa ser entregue. Estabeleça prioridades e cumpra-as.

#2 | Whatsapp

Silencie os grupos de familiares e amigos e deixe para conferir as conversas nos intervalos. Para conversas individuais avalie a urgência em responder no momento que receber a notificação e segure a ansiedade. Lembre-se do seu compromisso com as suas tarefas.

#3 | Redes sociais

Desative as notificações do seu smartphone e retire o acesso automático do seu navegador, isso diminui o impulso de abrir o Facebook ou Twitter entre uma tarefa e outra. As redes sociais são responsáveis pelas maiores taxas de distração no trabalho, pois trazem grandes volumes de novas informações a cada vez que as acessamos.

#4 | E-mail

Até mesmo o e-mail pode sugar o seu tempo e atrapalhar seu planejamento diário. Estabeleça horários para verificar sua caixa de entrada e evite abrir seu programa de e-mails a cada notificação que receber. Trate apenas as urgências, deixando o restante para o fim da sua lista de tarefas.

#5 | Conversas

Evite conversas sobre assuntos particulares nas baias dos seus colegas. Existe a possibilidade de você interromper a linha de raciocínio deles e atrapalhar os colegas em volta com o volume da conversa. Deixe para interagir no intervalo do almoço ou enquanto pega seu café.

Como deixar meu time comprometido e produtivo?

Um bom planejamento de metas e objetivos ajuda sua equipe a se comprometer com sua produtividade. Implantar um plano comercial claro, com ferramentas de gestão à vista, compartilhando seus resultados, é uma forma de engajar o time ainda mais com as suas tarefas. Precisa de ajuda para planejar e melhorar a comunicação da sua equipe? Conte com a Efejota.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial