Saiba qual a importância e as funções do marketing dentro da sua empresa

Saiba qual a importância e as funções do marketing dentro da sua empresa

Muitas vezes não valorizado e reconhecido dentro de um negócio, o marketing entende a necessidade do consumidor/mercado e oferece a ele a solução ideal

Você sabe qual a importância de ter uma empresa especialista cuidando do marketing da sua empresa?

Tem ideia dos resultados que seu negócio pode alcançar com um bom planejamento e execução desta eficaz ferramenta?

Caso não, se atente a este artigo, pois vamos te explicar tudo.

Primeiro, você precisa entender o que é o marketing e como ele funciona, para assim perceber o porque ele é essencial.

Muitas pessoas acabam relacionando este conceito em apenas vendas ou propaganda, mas será mesmo que ele se resume a só isso?

O que é marketing?

O primeiro conceito estabelecido sobre este tema foi dito pelo ex-professor de marketing da Harvard Business School, Theodore Levitt, em 1960, e segundo sua definição baseia-se no argumento de que as empresas estão focadas demais na produção que não dedicam tempo suficiente para entender o que os consumidores desejam ou precisam e o que o mercado tem a oferecer.

“As pessoas não querem uma broca de um quarto de polegada. Elas querem um furo de um quarto de polegada!”, exemplifica Levitt sobre a funcionalidade do marketing.

Em outras palavras, esta ferramenta concentra a inteligência competitiva e estratégica da empresa, analisa o mercado em todos os âmbitos, entende suas ameaças e oportunidades, elaborando, principalmente, estratégias que visam atender as necessidades e os desejos dos seus clientes.

O marketing também é um fiel aliado das empresas na hora de potencializar o crescimento, fidelizar clientes e alcançar a rentabilidade do negócio, isso porque esta ferramenta proporciona um melhor direcionamento para seu negócio por meio de análises e pesquisas oferecendo uma solução que se enquadre a necessidade do mercado.

Mas, as pessoas ainda pensam que marketing é apenas propaganda e vendas, chegou a hora de repensar sua ideia sobre este conceito.

A venda e a propaganda fazem sim parte desta ferramenta indispensável dentro de uma empresa, mas, de uma forma bem simples, podemos resumir que o marketing é um estudo aprofundado e detalhado do mercado com um objetivo principal: fazer com que as empresas venham a suprir seus anseios.

É sempre bom pontuar que apesar de todos os benefícios do marketing, ele não irá resolver todos os problemas de sua empresa como melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, tudo em um único dia.

O marketing deve ser implementado desde o começo da estruturação de seu negócio e mantido “eternamente”.

Qual a importância?

Como dito anteriormente, o marketing busca entender a necessidades, desejos e valores de um mercado.

Tendo feito isso, o marketing irá buscar uma forma de promover a satisfação destes anseios da forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes, até porque, tudo é uma grande competição.

E é justamente pelo fato de existir uma competição acirrada que o marketing se torna tão importante e essencial dentro de uma empresa. Neste ambiente de “mata-mata” o setor marqueteiro dentro do seu negócio vai analisar o comportamento do mercado, estudar os concorrentes, perceber como eles estão apresentando seu produto ao consumidor, monitorar a marca, otimizar a conversão, pesquisar tendências, planejar ações, ser o Top of Mind no seu seguimento.

Seguindo esta linha de pensamento e lembrando na importância deste setor, é válido dizer que sem acesso às ferramentas e técnicas de marketing, o empreendedor tem que contar com muita criatividade e feeling para se manter num ambiente controverso, imprevisível e competitivo, o que muitas vezes demandará tempo e um desgaste desnecessário.

E onde a Efejota entra nessa história?

A Efejota tornou-se referência em marketing no segmento de pequenas empresas, pois visa entender as necessidades do seu negócio, pensando em como auxiliar você na hora de agir em momentos de crise ou retração do mercado.

“Não somos uma agência de marketing, somos uma consultoria de marketing, que ouve o cliente, entende seus objetivos e dificuldades, planeja as ações pensando na limitação do orçamento e executa cada etapa do que foi definido. Nosso objetivo: SER O SEU DEPARTAMENTO DE MARKETING”.

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